São Caetano é destaque na paraolimpíada dos Jogos do Interior
Atletas paralímpicos de São Caetano ganham mais de 60 medalhas nos Jogos Abertos
- Data: 03/12/2014 17:12
- Alterado: 03/12/2014 17:12
- Autor: Caio Bruno
- Fonte: SEEST-SP
Crédito:
Como fruto do trabalho de inclusão através da prática esportiva e também do incentivo e apoio oferecidos pela Prefeitura de São Caetano do Sul por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, os atletas paralímpicos que representaram a cidade no 78º. Jogos Abertos realizados em novembro em Bauru deixaram sua marca na competição com ótimo desempenho, além da colaboração para que o município conquistasse o título de campeã, claro.
Participando de duas modalidades do campeonato (atletismo e natação), os atletas com deficiência trouxeram para São Caetano no total 63 medalhas (42 de ouro, 16 de prata e cinco de bronze) e tiveram papel fundamental na conquista das boas colocações do município nessas modalidades.
No atletismo, a participação dos paralímpicos foi fundamental para a conquista do campeonato nas equipes masculina e feminina. No total, os atletas trouxeram para São Caetano 26 medalhas de ouro, 6 de prata e duas de bronze, totalizando 34 conquistas.
A atleta Aline Rocha foi um dos destaques dos atletas paralímpicos no atletismo. Praticante do esporte desde os 19 anos de idade e disputando as provas em cadeira de rodas, Aline ficou com o ouro em três provas (100, 400 e 800 metros rasos) e já busca preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. “A expectativa é continuar em São Caetano que nos concede essa boa estrutura e se possível, representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos”, disse Aline que recentemente conquistou a terceira colocação na Meia-Maratona de Oita, no Japão, a melhor posição de um brasileiro desde 1984.
NATAÇÃO – Com 29 medalhas no total (16 de ouro, 10 de prata e 3 de bronze) os atletas paralímpicos da natação se destacaram em diversas provas e alcançaram papel importante na terceira colocação geral de São Caetano na modalidade.
Entre os esportistas sancaetanenses estava Clodoaldo Silva, 35 anos, um símbolo da mudança de comportamento do Brasil em relação ao paradesporto. O nadador coleciona 13 medalhas paralímpicas com seis de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Atenas 2004 foi o auge do atleta com a conquista de seis ouros e uma prata.
Nos Jogos Abertos, Clodoaldo venceu a prova dos 50 metros nado livre e, assim como Aline, projeta os Jogos Paralímpicos do Rio em 2016. “Seria uma felicidade disputar os Jogos”, afirmou.