Começou a campanha de erradicação do Trabalho Infantil em Mauá
Durante toda a semana ações por toda a cidade chamarão a atenção dos munícipes para o problema; lançamento da campanha aconteceu na Praça 22 de Novembro
- Data: 26/11/2014 09:11
- Alterado: 26/11/2014 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O lançamento da Campanha de Conscientização contra o Trabalho Infantil, nesta terça-feira (25), na Praça 22 de Novembro, na área central da cidade, atraiu a atenção dos passantes para o problema da exploração de crianças. A campanha é coordenada pela Secretaria de Cidadania e Ação Social, e faz parte do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), parceria com o Governo Federal.
Na verdade, a terça-feira foi um dia de grande mobilização na Praça 22, um dos pontos mais movimentados da cidade. Além da campanha do PETI, também foram realizadas ações para marcar o Dia da Não Violência Contra a Mulher, a Semana da Diversidade e o Dia da Consciência Negra. As unidades móveis do CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) e da Economia Solidária aproveitaram para atender o público. Além disso, pedágio com entrega de folhetos nas vias centrais, tendas com contação de histórias, atividades educativas, aulas de tranças turbantes e campanhas da Saúde completaram a ação, que se estenderá no local até a sexta-feira (28).
“Tivemos uma coincidência de datas para as ações, o que acabou criando essa circunstância feliz. Temos aqui vários temas importantes sendo debatidos e apresentados para a comunidade, em mais uma amostra de nosso comprometimento com o fortalecimento da sociedade civil”, comentou a secretária de Cidadania e Ação Social, Sônia Braga.
Presente ao lançamento, o secretário de Governo, Edílson de Paula, reforçou a importância das ações integradas, principalmente no caso no trabalho infantil. “A melhor forma de erradicar essa exploração é, através da atuação conjunta de secretarias como Cidadania, Saúde Trabalho e Renda e Educação, conseguir colocar as crianças onde elas devem estar: na escola. Incentivar as ações educativas é a grande chave para enfrentar esse problema”, disse ele.
Além das atividades no centro de Mauá, nos próximos dias os trabalhadores dos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados por toda a cidade farão abordagens dos moradores nos bairros, chamando a atenção para o problema. Durante a campanha, será distribuído um material elaborado pela Secretaria, destacando os projetos e serviços que a Prefeitura oferece para crianças e adolescentes.
Em Mauá, o trabalho infantil é visível principalmente em faróis do município, onde muitas crianças vendem mercadorias aos motoristas. Comum também é o trabalho infantil doméstico: meninas obrigadas a ficar em casa cuidando de limpeza, alimentação ou mesmo de irmãos mais novos.