Cecape recebe exposição fotográfica
Secretaria de Cultura de São Caetano realiza abertura da exposição do fotógrafo Claudio Edinger
- Data: 17/12/2013 10:12
- Alterado: 17/12/2013 10:12
- Autor: Karla Loge
- Fonte: PMSCS
Crédito:
São 40 as imagens da mostra fotográfica De Bom Jesus a Milagres, de Claudio Edinger, que fica exposta até 7 de março no Cecape, em São Caetano do Sul (Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona). Trazido à cidade pela parceria entre a Secretaria de Cultura sancaetanense, o Governo do Estado e o Museu da Imagem e do Som (MIS), o acervo apresenta imagens de grande formato, em que Edinger explora o coração brasileiro da região que vai de Bom Jesus da Lapa até Milagres, no sertão da Bahia, com suas paisagens e personagens. A abertura oficial da exposição, realizada no último sábado (14/12), contou com a presença do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, do diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), André Sturm, e outras autoridades do município.
Em seu discurso na ocasião, o chefe do Executivo agradeceu o diretor do MIS “por trazer à cidade exposições ricas em identidade nacional, para que São Caetano seja o ponto de referência da demonstração e divulgação da pluralidade cultural.”
Já André Sturm informou que essa é a primeira vez que a exposição de Edinger é levada para fora do Museu da Imagem e do Som, que tem sua sede em São Paulo. “Essa iniciativa tem as missões de ampliar o público interno e levá-lo também para fora do MIS, com ações itinerantes em que as pessoas tenham fácil acesso a acervos culturais.”
IMAGENS – Na exposição, além de imagens de Bom Jesus da Lapa até Milagres, o público pode conferir fotos com foco e desfoque, que remetem ao paradoxo da identidade brasileira – a mostra traz ainda retratos de outros pequenos municípios como Andaraí, Utinga e Palmeiras.
O secretário de Cultura, Jander Lira, na abertura da exposição, comparou Claudio Edinger, que retratou em seus registros uma parte da identidade brasileira, a Luis Gonzaga, que por meio da música traduziu a alma do povo do País, e também a Guimarães Rosa, que fez o mesmo com a prosa. “São verdadeiros ícones da cultura nacional.”
HORÁRIOS – A exposição fica aberta para a visitação de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, pelos telefones 4232-1237 e 4232-1294.