50ª Semana dos Povos Indígenas vai até domingo (24) no Museu Índia Vanuíre

Presencial e gratuita, a programação promove o contato entre representantes dos povos Kaingang, Krenak, Terena, Guarani-Nhandewa e a comunidade, por meio de diversas ações culturais

  • Data: 20/04/2022 15:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo
50ª Semana dos Povos Indígenas vai até domingo (24) no Museu Índia Vanuíre

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Crédito:Alisson de Oliveira Formenti

Você está em:

A Semana dos Povos Indígenas é realizada, anualmente, pelo Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Este ano, a 50ª edição do evento conta com atividades que promovem um grande encontro das culturas que habitam as terras indígenas Vanuíre e Icatú, no interior de São Paulo, com participação dos representantes dos povos Kaingang, Terena, Krenak e Guarani-Nhandewa. Nesta reta final, a agenda será especial com o projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, já existente no Museu.

Nesta quarta-feira (20), das 9h às 13h, o indígena Ranulfo de Camilo participou de uma roda de conversa sobre costumes, crenças, arte e cultura Terena. Das 13h às 16h, Ronaldo Iaiati, Kaingang, e cacique da Terra Indígena Icatu, participa de um bate-papo sobre o dia a dia de um cacique em sua aldeia.

Já na quinta-feira (21), das 9h às 16h, Samuel Oliveira, Guarani- Nhandewa, participará de debates que abordarão a reconstrução de ideologias sobre os povos indígenas.

Na sexta-feira (22), das 9h às 12h, Marisa Jorge, Kaingang, vai falar sobre artesanatos indígenas e suas simbologias. No período da tarde, das 13h às 16h, Márcio Lipu Jorge, Terena, vai mostrar como é feita a confecção de instrumentos musicais indígenas.

No sábado (23), das 9h às 16h, Deolinda Pedro vai contar detalhes sobre o Hihi, prato típico da cultura Terena.

Finalizando a programação, no domingo (24), das 9h às 16h, será a vez do pajé Cândido Mariano, Terena, compartilhar seus conhecimentos da cultura indígena com o público do museu.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Compartilhar:

  • Data: 20/04/2022 03:04
  • Alterado:17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados