4ª Semana de Fotografia de São Caetano acontece em Julho

Organizado por Fotoclube ABCclick com o apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul

  • Data: 22/06/2012 16:06
  • Alterado: 22/06/2012 16:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fotoclube ABCclick
4ª Semana de Fotografia de São Caetano acontece em Julho

Park Min-jae

Crédito:

Você está em:

Estão abertas as inscrições para participar das palestras e oficinas de fotografia que acontecerão na 4ª Semana de Fotografia, que o Fotoclube ABCclick organiza com o apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul. Neste ano todas as palestras serão gratuitas e abertas ao público em geral e com transmissão pela Internet.

A Semana de Fotografia começa na noite de 16 de julho com o fotojornalista Juan Esteves, que já atuou até como Editor de Fotografia entre 1985 e 1994 no jornal Folha de São Paulo, e atualmente é articulista da revista Fotografe Melhor, colaborador com textos e fotos para Editora Cosac & Naify e outras editoras no Brasil e no exterior, como Rizzoli, Editions Autrement, Editorial Critica e Penguin. Também foi professor convidado no curso de pós graduação em Cinema, Fotografia e Multimeios, da Universidade Anhembi-Morumbi, ministrou cursos no Centro de Comunicação e Artes do SENAC e atualmente é Coordenador e professor do curso semestral de fotografia da Escola São Paulo e membro do Conselho Curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco.

Juan fará a palestra Fotojornalimo de ontem, hoje e amanhã!, onde afirma que muita coisa mudou no fotojornalismo desde que as imagens de Roger Fenton, Mathew Brady considerados os primeiros fotojornalistas na cobertura das guerras como a da Criméia (1853-1856) na Europa e a Guerra da Secessão na América (1861-1865) até os dias de hoje com a cobertura via creative commons, feita na Guerra do Afeganistão, por fotojornalistas como Balasz Gardi , Teru Kuwayama ou Rita Leistner inseridos no projeto Basetrack, passando pelas ações das agências Magnum e Seven Photo, de fotógrafos como David Alan Harvey, Bruce Gilden, Anton Kratochvil, James Nachtwey ou Alexandra Boulat. Das primeiras chapas de colódio aos gadgets eletrônicos a linguagem se transformou, bem como a ação e comprometimento dos fotógrafos. Como conciliam as novas mídias com a transição futura da imagem still para as multiplataformas.

A terça feira, dia 17 de julho, será a vez do fotógrafo e advogado José Roberto Comodo. Ele vai falar sobre Direito do Autor, um assunto ao qual muitos fotógrafos estão preocupados, principalmente nesses tempos de internet. Apresentará casos concretos – e inéditos – envolvendo o uso indevido de obras fotográficas e avança para dicas na estruturação de contratos específicos para fotógrafos de estúdio.

Além disso, serão mostrados de forma fácil e didática os principais pontos sobre os quais os fotógrafos devem ter mais atenção para não terem seus direitos infringidos e para não lesar pessoas que participem de suas equipes.

Dia 18 de julho, quarta-feira, será a vez dos fotógrafos que querem saber mais sobre foto de Moda e Book. Danilo Russo é o convidado do ABCclick para falar sobre sobre direção de modelo em moda e retrato.

Apaixonado pelo Brasil, este italiano nascido em Gênova, reside em São Paulo há doze anos, onde estabeleceu seu estúdio fotográfico. Estudou fotografia no Instituto Europeu de Design, em Milão. Completou sua formação como assistente de fotografia e depois como fotógrafo, principalmente em editoriais para revistas de moda (Elle, Harpers Bazaar Uomo, W Americana, entre outras), atuando em toda a Europa e viajando mundo afora. Ainda na Itália, participou de cursos e workshops de direção e fotografia em cinema. No Brasil, conquistou clientes tais como Seguro Unibanco, Camisaria Colombo, Wal Mart, Rhummel, Olympikus, Natura, entre outros, e desenvolveu trabalhos para as revistas Elle, Marie Claire, Audi Magazine, Claudia, Sportswear.

Na noite seguinte, quinta-feira, dia 19, será a vez do aprimorar os conhecimentos necessários para saber como trabalhar com tantas e tantas imagens digitais. Com a palestra intitulada Fluxo de trabalho na fotografia digital, Guilherme Freitag irá falar sobre como obter um fluxo de trabalho simples, mas completo, tanto para amadores e iniciantes que estão descobrindo a fotografia, como para profissionais. Afinal, garantir a organização do ciclo de vida de uma imagem fotográfica, seja ela um álbum de família, um encontro de amigos ou um hobby, é fundamental para que dela seja extraído o máximo, sem perder tempo nem a diversão de fazer fotografias.

Guilherme Ko Freitag é fotógrafo e trabalhou com informática por mais de 15 anos. Atualmente cursa pós graduação em Fotografia (FAAP) e faz parte do grupo Baita Profissional, tendo participado de diversas exposições, entre elas a coletiva Shanghai no Festival Foto em Pauta 2012, em Tiradentes (MG). Colabora com a revista Digital Photographer Brazil produzindo artigos e entrevistas relacionados à fotografia.

Sexta-feira, na última noite das palestras teremos uma mesa redonda para discutirmos os rumos da Fotografia e Arte. Alguns profissionais estarão lá para conversar com os presentes e será aberto espaço para apresentação do Portfolio digital, que poderá ser comentado pelos presentes na mesa. Em breve serão divulgadas as formas de se apresentar seu Portfolio.

O sábado é dia de oficinas fotográficas, com diversas atividades, a saber:

Fotografias que Comunicam – Comodo – Sábado – 09h00 às 17h00 – Os alunos farão parte de uma dinâmica para compreender que a fotografia mostra o mundo como nós somos e não o mundo como ele é. Assim, cada um se apresentará a partir de fotografias que estarão penduradas em um varal no ambiente da Oficina.

Fotojornalismo – Sábado – 09h00 às 17h00 – Com Juan Esteves – Jornada fotográfica aberta à população, com análise das fotos produzidas por 20 participantes, e exposição fotográfica.

Oficina de Desfile de Moda – Sábado – 13h00 às 16h00 – Desfile de modelos com roupas produzidas por alunas do curso de moda (a confirmar).

Oficina de montagem e fotografia de Pinhole (construção de câmera fotográfica com caixa de fósforos e filme 35mm), com Xica Lima. Os participantes serão orientados a criar sua câmera pinhole, e participarão ativamente de todo processo fotográfico e criativo, receberão orientações sobre as funções da câmara escura.

Compartilhar:

  • Data: 22/06/2012 04:06
  • Alterado:22/06/2012 16:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fotoclube ABCclick









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados