2º Encontro de Filhos de Açucena reúne 350 pessoas em São Bernardo
Evento teve como objetivo promover a confraternização entre nascidos na cidade mineira que hoje moram na região do ABC
- Data: 24/06/2013 10:06
- Alterado: 24/06/2013 10:06
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
São Bernardo do Campo sediou neste domingo (23) o 2º Encontro dos Filhos de Açucena do ABC. O evento, que reuniu cerca de 350 pessoas originárias da cidade mineira, contou com a presença do prefeito Luiz Marinho e da prefeita de Açucena, Darcira de Souza Pereira, além de autoridades e vereadores dos dois municípios.
O encontro, organizado por conterrâneos da cidade que moram em São Bernardo, teve como objetivo promover a confraternização entre os açucenenses que hoje residem na região do ABC, de forma a fortalecer a relação entre as duas cidades e valorizar as origens e a história desses migrantes mineiros.
Segundo a prefeita de Açucena, o congresso é uma forma de resgatar a história da cidade e reunir os conterrâneos espalhados em outros municípios e Estados.
Localizada na região metropolitana do Vale do Aço, no leste de Minas Gerais, Açucena tem aproximadamente 10 mil habitantes.
Participaram da organização do evento os vereadores José Cloves e José Ferreira e o secretário de Governo, José Albino de Melo, nascidos em Açucena. A deputada estadual Ana do Carmo e a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira, também estiveram presentes.
Convênio – Durante o encontro foi assinado convênio entre a Prefeitura de Açucena e o São Bernardo Futebol Clube para a implantação do Projeto Tigrinho na cidade. Segundo o presidente do clube, Luiz Fernando Teixeira, a parceria prevê o atendimento a 500 crianças de Açucena na escolinha de futebol.
Criado em 2009, por meio da parceria com a Prefeitura de São Bernardo, o projeto atende em média seis mil crianças por ano. Além de praticar futebol em 35 campos municipais, os alunos também participam de palestras e orientações sobre diversos temas, como drogas, meio ambiente, educação e comportamento.