Pesquisa do Unicef e do Governo Federal sobre Desastres e Infância
Defesa Civil de Santo André participa de pesquisa sobre ações de redução de risco e atendimento a crianças e adolescentes
- Data: 15/05/2013 17:05
- Alterado: 15/05/2013 17:05
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Crédito:
No final de abril a Defesa Civil andreense, em parceria com a Secretaria de Inclusão Social, participou da pesquisa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do Governo Federal sobre Desastres e Infância, que pretende prevenir e diminuir os riscos e impactos em crianças e adolescentes durante acidentes naturais e situações de emergência.
A pesquisa tem como objetivo principal a implantação do “Protocolo Nacional para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Desastres”, que deverá ser trabalhado, futuramente, junto às redes de ensino como disciplina transversal.
De acordo com a Diretora da Defesa Civil de Santo André, Débora Diogo, o questionário reforça o estabelecimento da Lei Federal 12.608 de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. “A gestão de riscos e desastres nos municípios é responsabilidade do governo como um todo, por isso trabalhamos sempre em parceria com os outros órgãos municipais, estaduais e até federais”, explica.
A diretora acrescenta ainda que os servidores do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Defesa Civil que atuam nestas situações estão passando por treinamentos de formação e reciclagem. Em Santo André, a Defesa Civil está trabalhando junto à Secretaria de Educação para organizar a participação de crianças e adolescentes em atividades socioeducativas, tornando este público mais cientes de seus direitos e como agir em situações de emergência.
NÚCLEOS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
O Semasa, por meio da Defesa Civil, está reorganizado e dando início a nova formação dos Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil) que serão formados nas áreas mais vulneráveis da cidade, envolvendo, inclusive, escolas e associações de bairros, com o objetivo de orientar, informar, prevenir, evitar desastres e minimizar a vulnerabilidade da população que reside em áreas com risco de alagamentos e deslizamentos.
A atuação destes núcleos é essencial, principalmente durante os períodos mais chuvosos. O objetivo do Semasa é estruturar os novos grupos até o fim do ano, antes do início da Operação Chuvas de Verão 2013/2013.